quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dicas e curiosidades...

  -Apesar de ser bastante rústica, exigir poucos cuidados, é imprescindível o controla de insetos a partir floração.

  -Utilizando-se o tutoramento, como no plantios de tomate ou pimentão, é possível obter uma produção maior em menos tempo.

  -A physalis também é utilizada como tira-gosto em degustações de vinho.

  -A fruta também pode ser encontrada no comércio em forma liofilizada em cápsulas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Propagação e cultivo

  Germinação: aproximadamente de 7 a 20 dias
  
  Época de plantio: qualquer época do ano

  Preparação do solo: recomenda-se realizar análise de solo e solicitar recomendação para tomate e a partir daí efetuar as correções.

   Cultivo: planta-se inicialmente em bandejas de isopor com 128 células, copos plásticos de 300 ml ou saquinhos de polietieno na medida 13 x 13 cm, contendo substrato próprio para hortaliças (plantimax ou similar).(1 semente por célula)....
Quando estiver de 20 a 30 cm de altura é o momento certo de transplantar para o local definitivo. O período de desenvolvimento das mudas deve ocorrer sob sombreamento de 30 %.

   Solo: qualquer tipo de solo desde que possua bastante matéria orgânica e PH em torno de 5,5 a 6.

   Irrigação: é conveniente, sendo o ideal sistema de gotejamento.

   Pragas: deve haver controle preventivo contra insetos a partir do início da produção ... Principalmente lagartas.

    Clima: tropical e subtropical, mas tolera bem o frio.

Valores nutricionais

  É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcanóides e flavonóides. Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia as dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. Utiliza-se na Amazônia os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, doenças da bexiga, doença dos rins e doenças do figado.

Sobre...

  A physalis é uma fruta que tem tudo para ser considerada exótica: nome, aparência e preço. Apesar disso, no Norte e Nordeste do país é comum nos quintais e é conhecida por nomes que não podiam ser mais brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã e mata-fome. Essa variedade nativa é a Physalis angulata, da família das solanáceas, a mesma do tomate, da batata e das pimentas.

 Originária da Amazônia e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão como hosuk. É uma planta arbustiva que pode chegar aos dois metros de altura.